quarta-feira, 13 de junho de 2012

Artesanato que dá vida - O artesanato como uma válvula de escape para jovens saírem do mundo das drogas



            Com apoio dos familiares, amigos e de uma boa ideia colocada em pratica é sim possível superar a dependência de drogas. Vamos ver como isso pode acontecer com a história do jovem Allyson Rufino, 27 anos.
            Cheio de vida e vontade de sair pelo mundo a fora, Allyson estava quase terminando o Ensino Médio quando se deparou com amizades que o levou a viver uma história bem diferente da que estava em seus planos.
            Aos 19 anos interrompeu seus sonhos quando passou a ser usuário de drogas. Os “amigos” diziam que era bom, que nada ia acontecer, e inexperiente, o jovem caiu feito um patinho. A partir de então tudo se transformou.
            A mãe, Evaldina, tentando encontrar uma forma de ajudar o filho a sair daquela situação, resolveu colocá-lo para fazer esculturas com isopor. Sem nunca ter feito um curso ou alguém lhe dar dicas sobre o assunto, Allyson foi desenrolando por si próprio.
            O jovem conta que fazia o orçamento para os clientes, e assim que recebia o dinheiro corria para comprar a branca, mais conhecida como cocaína. Trabalhava tão drogado que no final das contas caso nunca conseguia concluir o trabalho.
            Com o passar dos meses foi perdendo os clientes e entrando cada vez mais num mundo que para muitos não tem volta. Para sua sorte a mãe nunca desistiu de vê-lo longe daquela situação e, quanto mais ele demonstrava não querer ter compromisso, mais ela lhe incentiva a continuar com o artesanato.
            Somente após dois anos de intenso sofrimento aliado as drogas, Allyson resolver dar fim a toda àquela situação e, escolheu o amor de sua família, o carinho de seus amigos e a ajuda de uma igreja evangélica para ser base para uma nova chance de vida. A partir daí o artesanato começou realmente a ter sentindo.

A ARTE DIVULGADA

            Folhas de isopor, colas, tintas, pinceis, lápis, facas e uma gama de outras ferramentas auxiliam no toque especial dado a cada peça. A concentração com que ele constrói cada objeto é impressionante.                    
            Allyson divide o ateliê com sua mãe, que é professora e também trabalha com arte. O local é grande e ele tem bastante material a sua disposição. Em todo o espaço prateleiras fixadas as paredes decoram o ambiente com as obras de arte que o jovem produz. São muitas, de todo tipo, tamanho e cores.
            Quando pergunto sobre a peça que ele mais gosta, rapidamente, sem titubear, responde, “é um castelo. Foi o primeiro que eu fiz”. O tal castelo, realmente, é uma das peças mais lindas que podemos encontrar no ateliê.
            As peças são feitas por encomenda, principalmente para decoração de aniversário, e também direcionadas a uma oficina de arte no bairro Bom Jardim. Quanto aos valores variam de acordo com o tamanho da peça.
Veja AQUI algumas dessas peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário