quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Ser Feliz - Transformando sonhos através da arte



            São 7:30 da manhã de um sábado, véspera do dias das mães. Faz poucas horas que o sol apareceu e com ele novos sonhos de mulheres que desejam transformar suas vidas e, acreditam que a arte tem esse poder.
            Os cheiros das frutas e o colorido dos sucos enfeitam a mesa a espera das mães da comunidade. Um café da manhã é dedicado em comemoração ao dia das mães. Não demora muito e, o espaço onde vai ocorrer o evento fica lotado. A festa é um oferecimento do Projeto Ser Feliz.

O PROJETO    
            Criado há mais de 12 anos o Projeto Ser Feliz tem como objetivo social e de conscientização trabalhar em busca do sucesso de suas ações, promovendo qualidade de vida a comunidade através do trabalho coletivo, sustentável e solidário. Um sonho vindo do coração de dona Celita Maria Rodrigues, coordenadora do Projeto.
            Com isso, possibilita o desenvolvimento pessoal, profissional, material e, principalmente, espiritual das famílias. Onde conta com a participação de igrejas evangélicas. O foco do Projeto é trabalhar o verdadeiro valor da família. O Ser Feliz ajuda pessoas que têm o desejo de se tornarem empreendedores, que queiram gerar renda.
            Com auxílio do SEBRAE, Prefeitura e Estado são oferecidos diversos cursos às comunidades do Sítio São João, Patativa do Assaré e Maria Tomásia. A conquista mais recente do Projeto é o “Programa Fortaleza Alfabetizada”, onde a Prefeitura fez a doação de uma TV, um DVD e materiais para que os interessados possam gratuitamente aprender a ler e escrever.




                O Projeto começou com 25 pessoas. Hoje cerca de 700 empreendedores possuem vinculo com o Ser Feliz. São padarias, salões de beleza, oficinas, pizzarias todos engajados no propósito de formar e transformar a economia local. Projetos como esse faz valer à pena a dedicação de seus idealizadores e todos que direta ou indiretamente fazem parte. 

A ARTE DIVULGADA 
            O xodó do projeto é a confecção de peças artesanais. São bonecos de pano, peças feitas com renda, bilro, garrafas pet, pedaços de árvore e muitos outros elementos que bastam chegar às mãos e, logo se transformam em arte.
            Cada peça conta uma história e faz parte do dia a dia das tantas mulheres guerreiras que habitam as comunidades do grande Jangurussú. Vêem na arte uma forma de ajudar nas despesas da casa, além de estar contribuindo na limpeza do meio ambiente, afinal quase todo material é reciclável.
            Os produtos são feitos através de encomendas e também distribuídos a cada certo período nas lojas de outros empreendedores cadastrados ao Projeto e, ainda levados a feiras e outras lojas que aceitam vender.
Confira AQUI as fotos dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário