quarta-feira, 13 de junho de 2012

Artesanato Cearense, cheio de cores e formas



               Segundo as instituições de apoio ao artesanato do Estado, devido à grande quantidade de produção artesanal e boa aceitação de mercado, o Ceará tem um elevado potencial de crescimento nessa área. Alguns problemas que aparecem são a organização da produção e a falta de capital de giro. Como mostra o gráfico abaixo, cerca de 76,1% dos municípios Cearenses existe ocorrência de produção artesanal, o que resulta em 140 municípios. Nosso estado só perde para o Piauí.




Fonte: Ações para o Desenvolvimento do Artesanato do Nordeste, Banco do Nordeste do Brasil - BNB
            Por toda a cidade existem lojas de artesanato (incluindo o aeroporto, onde as peças custam até o triplo do preço normal).  Os dois melhores lugares para se pesquisar preços e fazer muitas compras são a Feirinha da Beira-Mar (funciona a partir do entardecer) e o Mercado Central.


            O Mercado Central situa-se na Praia de Iracema, pertinho do Centro Cultural Dragão do Mar, Catedral e Centro de Fortaleza. O prédio ocupa quatro pisos, unidos por escadas e passarelas. O local foi projetado, especificamente, para ser um mercado. Em cada andar encontramos uma gama de variedades de lojas e produtos espalhados.
            A criatividade expressa em cada peça artesanal cearense fascina o visitante, que vê o Estado como referência em termos de artesanato no Brasil. Peças em couro, rendas, bordados, labirintos, crochês, garrafinhas de areia colorida, barro, palha e vários outros trabalhos feitos à mão. Seja utilitário, lúdico ou decorativo, cada trabalho do artesão é uma verdadeira obra de arte.
            Entre as técnicas usadas no Estado destacam-se:

- RENDA: 

- CESTARIA e TRANÇADO: 

- COURO: 

- AREIA COLORIDA: 


Um comentário:

  1. Este artesanato em Barro( a primeira imagem) não e do Ceara e sim do Maior Centro de artes figurativas da America - localizado Bairro Alto do Moura, Caruaru - Pernambuco!!!!!

    ResponderExcluir